segunda-feira, 3 de novembro de 2008

A História da Rena de Nariz Vermelho
















A Rena de Nariz Vermelho do Papai Noel

Em um verão, nas verdes campinas da Finlândia, uma pequenina rena nasceu, em meio a árvores e arbustos.
Todas as outras renas estiveram esperando ansiosas pelo acontecimento. Então elas vieram correndo, curiosas para ver o mais novo membro do grupo.
Que coisa esquisita elas viram! O recém-nascido era muito gracioso, mas havia algo de diferente nele. Seu nariz tinha uma bola vermelha na ponta. Todo mundo começou rir sem parar.
- Ei, vocês viram o nariz dele?
- Nariz vermelho! Nariz vermelho! – Zombaram as outras renas.
- Não se preocupe, querido – disse sua mãe – eles estão com inveja. Seu nariz não é como o deles, mas combina perfeitamente com você!
O pequeno ficou muito magoado, mas se esforçou para não chorar na frente da mãe. Embora tivesse acabado de nascer, ele já estava achando a vida muito dura!
Toda noite ele se acomodava tristemente ao lado da mãe, dava um grande bocejo e adormecia.
As semanas se passaram e logo chegou o inverno. Certa vez, já tinha anoitecido quando a pequenina rena acordou depois de um cochilo. Uma luz vermelha brilhou ao redor dela. Seu nariz não era apenas vermelho: ele brilhava no escuro! As outras renas riram e caçoaram dela ainda mais do que antes:
Há! Há! Há!
- Parece que ela levou um soco no nariz!
- O nariz dela tem um farol!
- Deixem-no em paz! – gritou sua mãe, zangada. – Vocês deviam se envergonhar!
Então ela virou-se para o filhinho e disse:
- Um dia todos eles vão querer ter um nariz como o seu, você vai ver.
A pequenina rena cresceu depressa, mas toda noite depois que todos já estavam dormindo, ela chorava de dar dó. Por que os outros eram tão malvados? Ainda bem que ela tinha a sua mãe para o consolar.
Então, uma noite, na véspera de Natal, a Fada Estrela estava voando para a casa do Papai Noel no Pólo Norte quando ouviu alguém soluçando baixinho. A bondosa fada decidiu parar por um momento e descobriu o que estava acontecendo.
Ela viu a rena de nariz vermelho deitada junto de sua mãe, com os olhos cheios de lágrimas. Ela logo percebeu qual era o problema.
- Não chore – disse ela carinhosamente – para tudo há uma solução. Estou indo ao encontro do Papai Noel. Venha comigo. Quem sabe o que pode acontecer?
Ela enxugou as lágrimas e se levantou sem fazer barulho. Com sua varinha mágica, a fada fez a rena flutuar e elas saíram voando.
Caía uma nevasca tão grande sobre o Pólo Norte que elas não conseguiam enxergar quase nada. A fada não sabia como ela e a rena de nariz vermelho iriam encontrar o caminho.
Ho! Ho! Ho!
Era o Papai Noel, que estava vindo para encontra-los! Mas onde estava ele?
De repente, elas viram o rosto alegre do Papai Noel surgir no meio da tempestade!
- Que ótimo idéia trazer esta rena com você, Fada Estrela. Eu estava pensando como iria entregar os presentes de Natal com essa nevasca. Com o nariz dela para iluminar o caminho. Não terei nenhum problema!
E foi assim que a rena de nariz conduziu todas as renas que puxavam o trenó do Papai Noel! Como ela estava orgulhoso! Seu nariz brilhava como nunca. Bem lá embaixo esta a Finlândia, e as outras renas logo viram aquela luzinha vermelha no céu. Desta vez, ao invés de rir, elas desejaram em segredo estar no lugar dela.
Agora, em cada véspera de Natal, um minúsculo ponto de luz vermelho aparece à noite no céu. Olhe com atenção e você verá que é o nariz vermelho da pequenina rena!

1999 Tormont Publitions Insc.
Editora Brasileitura para edição brasileira
História adaptada por Dominique Chauveau

Nenhum comentário: